A contagem de células somáticas (CCS) vem sendo uma ferramenta importante com o objetivo de determinar a qualidade do leite, sendo regulamentada pela Instrução Normativa 51 de 2002, do Ministério da Agricultura, onde se determina que o máximo aceitável para leite cru, tipo C é de 750.000 cs/mL de leite.
As células somáticas, são todas as células do corpo com excessão das células germinativas (espermatozóides e óvulos). Nessas células, se enquadram principalmente as células de defesa, que apresentam grande mobilização dentro do organismo e, normalmente migram do sangue para o leite com o objetivo de combate frente a um agente agressor.
Alguns estudos indicam, uma boa correlação entre a contagem de células somáticas e quadros de mastites, sendo um bom indicativo do aparecimento da patologia no rebanho.
Baseado nisso, devemos atentar cada vez mais para esse indicador que, muitas vezes, fica "jogado" em uma parte da nota fiscal entregue ao produtor, sendo que o técnico, com o conhecimento que possui, pode passar a usar esse número com o objetivo de rastrear quadros mastíticos no rebanho.
Bueno, se as células são somáticas, tá visto que é prá somar. Queria ver células multiplitáticas, que daí a qualidade do leite seria muito mehor. Que nem lá em Caçapava.
ResponderExcluirEssa contagem de células somáticas, é um ótimo indicativo da situação da saúde da glândula mamária, contagem de células somáticas alta é sinônimo de muito prejuízos na produção de leite
ResponderExcluirAtualmente apenas produzir leite não é mais suficiente, as indústrias devem, obrigatoriamente, investir em qualidade. A CCS dos tanques tem sido usada como controle da qualidade do leite e da saúde da glândula mamária. Isso reflete que em cada pais há uma preocupação maior em dar qualidade de seus produtos aos consumidores, e também para facilitar os diagnósticos de algumas patogenias da glândula mamaria.
ResponderExcluir