domingo, 1 de agosto de 2010

10 ANOS DA FEBRE AFTOSA NO RIO GRANDE DO SUL

COVA SANITÁRIA
Hoje faz 10 anos que surgiu o primeiro foco de Febre Aftosa no Rio Grande do Sul, na região noroeste do estado, precisamente no município de Jóia. O caso nos remete ao passado mas principalmente ao presente e futuro, pois naquele ano, mais de 11.000 animais foram vítimas do "rifle sanitário", o que determinou um extermínio da produção de leite e carne na região.
As pessoas, principalmente quem não trabalha no campo, pode muitas vezes achar que isso não interfere na sua vida, mas quem estava na região deve lembrar muito bem do momento difícil que as cidades viveram na época.
Eram lojas, mercados, faculdades que perdiam seus clientes por esses não terem dinheiro para o pagamento, pois todo o provento da família vinha da produção animal.
Bom, mas faço questão de colocar um post nessa data tão importante, para chamar a atenção de todos, produtores, técnicos, políticos, população e alunos, para a importância de ações preventivas, de seriedade nas atuações sanitárias, de conhecimento técnico dos profissionais responsáveis, para que, se algum dia tivermos qualquer problema, a rapidez de ação impeça um extermínio da produção, principalmente em um país tão dependente da produção primária como é o caso do nosso.

Um comentário:

  1. Nossa bem lembrado isso. Parabens CHAROPEN sempre lembrando.ajudando e ensinando as pessoas. você é 10.. ( Luuana M )

    ResponderExcluir