quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A FORMAÇÃO DO BIOFILME EM UTENSÍLIOS DE PRODUÇÃO DE LEITE

Quando falamos em higienização dos utensílios utilizados na produção de leite, devemos levar em conta não só a contaminação momentânea, aquela que está presente no ambiente, mas principalmente as ações que vem em decorrência do metabolismo microbiano.
Um dos mecanismos que pode ocorrer devido a ação bacteriana, é a formação do biofilme que é uma organização na forma de “comunidades estruturadas” e recobertas por unidades poliméricas. Traduzindo, forma uma película que pode ter diferentes graus de resistência e, que por seu posicionamento, acaba reduzindo a efetividade da ação de sanitizantes no momento da higienização nos equipamentos de ordenha. Após a formação do biofilme, apenas a remoção mecânica, abrasiva, vai ser efetivo para melhoria da eficiência de higienização.
Por isso, para evitarmos a formação de biofilmes em equipamentos de ordenha, é fundamental seguirmos todos os passos de limpeza e higienização dos equipamentos de ordenha, sendo entre todos, um de fundamental importância que muitas vezes acaba sendo negligenciado pelo produtor, que é o uso de água quente no processo de limpeza, pois é esta que vai retirar os resíduos orgânicos que serão utilizados pelas bactérias, no momento da formação do biofilme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário